domingo, 29 de novembro de 2009

As eleições 2009 no Chile e o perfil dos concorrentes - I

Sebastián Piñera

Uma das imagens de abertura do site oficial de Piñera. Acesso 29-11-09 11h01

Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique nasceu em Santiago do Chile em 1 de dezembro de 1949. É empresário e político chileno membro do partido de centro-direita Renovación Nacional (RN), a facção mais liberal e moderada da direita chilena. Foi senador entre 1990 e 1998 e nas eleições de 2005 foi candidato à Presidência da República, tendo sido derrotado pela socialista Michelle Bachelet no segundo turno.

Piñera introduziu no Chile o sistema de cartões de crédito no início dos anos 1980, o primeiro de uma série de negócios que o levaria a acumular uma das maiores fortunas do país. Atualmente, é dono da cadeia de televisão Chilevisión, acionista majoritário das linhas aéreas LAN e sócio de numerosas empresas com um patrimônio estimado de 1,2 bilhão de dólares. No Brasil é controlador da ABSA, empresa de logística aérea sediada em Campinas, interior de São Paulo.

É casado, pai de quatro filhos e vem de uma família vinculada à Democracia Cristã. Formado pela Universidade Católica de Santiago e com mestrado em Harvard, Piñera trabalhou na década de 1970 no Banco Mundial e na Cepal.

A Coligação para a Mudança, da qual é o candidato, é composta por conservadores e liberais de centro-direita. Participam da coligação os partidos Alianza por Chile, Unión Demócrata Independiente (UDI), Renovación Nacional (RN), ChilePrimero (CH1) e os movimentos Norte Grande e o Humanista Cristão. (MHC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário