terça-feira, 1 de novembro de 2011

A campanha suja nas redes sociais digitais

A divulgação de mentiras para atingir adversários políticos não é novidade e era costumeiramente feita a partir daquilo que em política se convencionou chamar de rádio peão, um círculo de pessoas organizadas com o objetivo de espalhar boatos contra o adversário. Este expediente consagrou histórias como a do executivo bem arrumado que entra em um taxi no ponto próximo à sede do governo municipal e pede para tocar para o aeroporto. Durante o trajeto em conversa com o taxista o executivo se diz corretor de grandes áreas rurais, demonstra euforia e declara já ter ganhado o ano, pois acaba de vender a segunda fazenda de porteira fechada no Pantanal para o prefeito da cidade.

Chegando ao aeroporto o pretenso corretor dá uma gorda caixinha ao taxista que volta ao ponto e conta a história para os colegas que a espalham na cidade como um rastilho de pólvora, pois afinal como o safado teria arrumado tanto dinheiro?
Hoje com a disseminação das redes sociais digitais a tentativa de viralização de mentiras buscando atingir adversários tem sido comum, e algumas vezes acabam por enganar os menos atentos.

Neste final de semana um amigo absolutamente insuspeito, pois o conheço e sei de seu zelo pela verdade e justiça postou no facebook um vídeo onde um vereador agride uma repórter e pedia para que seu círculo de relacionamento compartilhasse, pois os meios de comunicação estavam abafando o caso. Segue o texto de apresentação do vídeo e o link para o mesmo:

VEJA O NÍVEL DO POLÍTICO BRASILEIRO
VEREADOR José Rainha do PT, pense em quem vai VOTAR, poderia ser SUA MÃE!
O Vereador José Rainha do PT - em cena covarde de um bandido, A reporter toma uma bofetada no rosto, ao cumprir o seu trabalho jornalístico. Esta cena embora distribuído á imprensa, ainda não foi publícado em nenhum jornal, rádio ou canal de televisão.
Vamos fazer a nossa parte divulgando, para que, todos tenham a oportunidade de saber o nível dos políticos brasileiros, principalmente do PT.
Isso só acontece por nossa culpa, esse bandido, foi eleito pelo povo.
Faça a sua parte; Divulgue !
http://www.youtube.com/watch?v=D1n8iF91Anc

Achei estranho, pois o Rainha não é e nunca foi vereador. Assisti ao vídeo e percebi que o agressor não parece nada com ele.
Fiz uma busca no google e não consegui encontrar nenhuma notícia sobre o fato, só retornavam links para vários canais no YouTube com a suposta agressão do vereador Rainha do PT.

Modifiquei a busca para “vereador agride repórter” e só assim pude chegar à verdade dos fatos. Na primeira opção aparecia um link para o portal G1 com a matéria “Vereador agride jornalista no interior de Mato Grosso” e link para o mesmo vídeo http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/vereador-agride-jornalista-no-interior-de-mato-grosso.html.

A agressão ocorreu no final de junho de 2010 e foi perpetrada pelo então vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes do DEM da cidade de Pontes e Lacerda (MT), conhecido como "Kirrarinha". Veja a matéria: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/06/vereador-agride-jornalista-no-interior-de-mato-grosso.html.

Nas redes dá-se a isso o nome de hoax ("embuste" numa tradução literal, ou farsa), histórias falsas recebidas por e-mail e sites de relacionamentos na Internet.
As imagens são fortes e causam revolta, e associadas à denúncia fantasiosa de que a imprensa não estaria noticiando faz do desatento uma vítima do embuste. Afinal porque a imprensa haveria de noticiar um fato que ocorreu a mais de um ano?

Está claro que a manipulação dos fatos teve o claro objetivo de desgastar a imagem do PT usando a boa fé daqueles que não compactuam com a agressão ali mostrada. Estejam atentos, pois embora a rede digital em certa medida rompa com o paradigma da comunicação eletrônica “deu na TV, portanto é verdade”, faz-se necessário estarmos atentos e vigilantes para não sermos ludibriados.

Um comentário:

  1. Amigo, deve tratar-se de algum politico que usou o nome de Zé Rainha, aqui como no Brasil existem candidatos que se lançam como Baraque Obama e Maicou Jekson.

    ResponderExcluir