quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sandinista busca reeleição na Nicarágua



A edição de fevereiro da revista Campaigns & Elections em língua espanhola traz na página 9 dados sobre a pesquisa eleitoral realizada na Nicarágua no final do ano passado e divulgada pela imprensa daquele país em 14 de dezembro de 2010*.
Em seu último ano de mandato à frente do governo da Nicarágua, Daniel Ortega, da FSLN – Frente Sandinista de Libertação Nacional – amarga, segundo pesquisa realizada pela M&R Consultores no início de dezembro passado, índice 45% de aprovação em seu governo contra 28,7% de desaprovação. Os que nem aprovam nem desaprovam somavam 24,7% dos entrevistados.

Em agosto próximo ocorrerão eleições presidenciais e legislativas na Nicarágua e o atual presidente Daniel Ortega, amparado em um parecer da Suprema Côrte prepara-se para concorrer à reeleição. A Oposição, por sua dividida e sem um nome de peso que possa fazer frente ao sandinista nas urnas, apóia-se no artigo 147 da Constituição nicaragüense que veda a reeleição e restringe a no máximo dois os mandatos para cada político para tentar barrar a iniciativa de Ortega, alegando que caberia ao Congresso e não à Suprema Côrte a atribuição de mudar as regras do jogo eleitoral. Ortega que foi eleito para um mandato de 6 anos em 2007 está em seu segundo mandato tendo governado a Nicaragua entre 1984 e 1990.

No estudo realizado pela M&R o atual presidente apresentava 47,2% de intenção de voto contra 14,4% de Fabio Gadea, empresário do setor de comunicação e deputado no Parlacen – Parlamento Centro-americano –, e 7,4% do ex-presidente Arnoldo Alemán (1997/2002), do PLC – Partido Liberal Constitucionalista. Os indecisos somavam na data 31% dos entrevistados.

Segundo o estudo 49,6% do eleitorado declarou-se independente das tendências políticas que atuam no país e esta grande parcela tem sido o fiel da balança nas eleições. Analisando os dados do levantamento Raúl Obregón, representante da M&R avalia que atualmente cerca de 7% dos que se declaram independentes apóiam a candidatura do sandinista Ortega.
Embora ainda seja cedo para qualquer prognóstico os últimos números apresentados garante ao líder sandinista vitória já no primeiro turno.

http://noticias.terra.com/noticias/daniel_ortega_logra_47_2_de_intencion_de_votos_con_apoyo_de_independientes/act2630561

Nenhum comentário:

Postar um comentário