quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dilma cresce significativamente



 

A 97ª Pesquisa CNT/Sensus divulgada no dia 1º deste mês indicou acertos na estratégia de exposição da candidata do planalto, Dilma Rousseff que apresentou crescimento significativo no índice de intenção espontânea de voto. Dilma soma agora 5,4% e está tecnicamente empatada com José Serra que obteve 5,7%. Como era de se esperar, a grande maioria dos eleitores ainda não tem candidato "na ponta da língua"; 58,6% declararam-se sem candidato.

Lula, embora não seja candidato, aparece como o mais citado com 26,2%. O índice reflete a alta popularidade do presidente que voltou a subir e soma agora 81,5% de aprovação pessoal. Em março este índice era de 76,2%. A aprovação do governo também voltou a subir e apresentou índice de 69,8% de aprovação contra 5,8% de avaliação negativa. Em março eram 62,4% de aprovação contra 7,6% de descontentamento.

Os altos índices de aprovação de Lula e de seu governo, aliada a uma estratégia acertada de exposição, fez com que a candidatura Dilma crescesse significativamente também nos índices estimulados de intenção de voto (23,5%) ocupando já a segunda posição no cenário em que Serra (40,4%) aparece como o candidato do PSDB.

No cenário em que Aécio Neves aparece como o candidato do PSDB, Dilma assume o primeiro lugar obtendo 27,8% contra 18,8% de Aécio. O estudo, realizado entre os dias 25 e 29 de maio último ouviu 2 mil eleitores em 136 municípios do Brasil possui margem de erro de 3%. Foram apresentados aos entrevistados cinco cenários para o primeiro turno e quatro para o segundo turno.

O governador de São Paulo somava, em setembro do ano passado, 38,1% de intenção estimulada de voto no cenário em que eram apresentados como candidatos Dilma, Heloisa Helena e Ciro Gomes. Dilma ostentava minguados 8,4%. Em oito meses o índice de intenção de voto da candidata do planalto teve um crescimento da ordem de 265%. Já a candidatura Serra estagnou como demonstram os números da pesquisa expostos no quadro abaixo.

PRESIDENTE 2010 – 1º TURNO

CANDIDATOS

SET 08

MAI 09

VARIAÇÃO

José Serra

38,1

38,8

1,018%

Dilma Rousseff

8,4

22,3

2,654%

Heloísa Helena

9,9

10,3

1,040%

Ciro Gomes

17,4

9,0

0,517%

Nenhum/Branco/Nulo

13,1

11,2

0,855%

NS/NR

13,2

8,6

0,651%

        

    No último programa eleitoral do partido dos trabalhadores e, sobretudo nos spots de 30 segundos veiculados durante a programação normal, Dilma é destaque. A criação e roteiro são de Chico Cavalcante e Vera Paoloni (Produtora Makro vídeo). Bem elaborados e perseguindo objetivos estratégicos claros, precisos, as peças buscam estabelecer o diferencial entre o governo Lula e seus antecessores (leia-se FHC), transferir a credibilidade de um governo otimamente avaliado para a candidata e firmar o compromisso de continuidade das mudanças e conquistas alcançadas pelo governo Lula. Em ambas as peças veiculadas Dilma, em seu novo visual, mais feminina e menos dura, encerra com a fala "Esse é o nosso compromisso, essa é a nossa diferença". Confiram nos links http://www.youtube.com/watch?v=B2D9XEyPoSw

http://www.youtube.com/watch?v=LqQrky0B81o

    A divulgação dos números tem gerado manifestações tanto na ala petista como na oposição. Hoje a jornalista da Folha de São Paulo, Renata Lo Prete, fez publicar na coluna que assina, declaração do deputado federal Vic Pires (DEM-PA): "Do jeito que a Dilma está crescendo, logo logo o Serra será Aécio desde criancinha."